O Portal Proteja é uma iniciativa multiatores que visa facilitar o engajamento da sociedade em ações diretas e indiretas de defesa, conservação e desenvolvimento sustentável das áreas protegidas do Brasil.


O Portal foi idealizado pelas organizações: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Socioambiental (ISA) e Woodwell Climate Research Center.

Para sua instituição se tornar membro Proteja entre em contato com a Coordenação Executiva solicitando a aprovação.

O FUNBIO é uma organização da sociedade civil privada, sem fins lucrativos, criada em 1996 com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e por iniciativa do governo federal para apoiar a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica. Tem extensa experiência na gestão de projetos e de ativos financeiros oriundos da cooperação internacional, de doações do setor privado e de obrigações legais do setor empresarial brasileiro. O FUNBIO não trabalha com recursos do orçamento público brasileiro. Em 2015, foi acreditado como agência implementadora nacional do GEF e, em 2018, como agência do Fundo Verde do Clima (GCF). Desde 2018, adota as políticas de salvaguardas sociais e ambientais da Corporação Financeira Internacional, IFC.

A Fundação Vitória Amazônica (FVA) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua há 30 anos com inovação socioambiental em diferentes escalas na Amazônia. Desenvolvemos projetos nas áreas de pesquisa, organização social, educação, desenvolvimento socioeconômico, de políticas públicas, com foco na solução de problemas locais e regionais a partir de iniciativas sustentáveis, voltadas para a construção de um modelo alternativo de desenvolvimento na região amazônica. Muito mais do que aprender e ensinar, a FVA tem comprovado a importância e viabilidade de uma relação mais harmônica entre as pessoas e a natureza.

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada no ano de 2004, em Manaus, capital do Estado do Amazonas. Nossa missão é promover a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia e buscar alternativas para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi criado em abril de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com foco em questões florestais, que atua na Amazônia há mais de 20 anos. Nesta perspectiva, adotou práticas eficazes de controle dos recursos financeiros, alcançando alto nível de transparência. É apoiado por diversos doadores que recebem e aprovam projetos que objetivam promover boas práticas de manejo florestal de uso múltiplo na Amazônia.

Nascemos em 1995, e como todo bom representante da geração Z, temos um cuidado especial com o meio ambiente, com as pessoas e com seus direitos. Acreditamos que o uso correto das florestas e de seus recursos é o legado que queremos deixar nesse mundo. Somos uma ONG brasileira fundada em uma época em que as preocupações com a conservação do meio ambiente e a melhor forma de utilizar os elementos da natureza começaram a ecoar mundo afora.

O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) é uma instituição brasileira de pesquisa que tem como missão promover conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Somos uma organização dedicada à pesquisa e busca por soluções para os problemas de uso e conservação dos recursos naturais da Amazônia. Em 30 anos de existência, o Imazon publicou aproximadamente 700 trabalhos técnicos veiculados como artigos em revistas científicas internacionais, assim como mais de 100 livros e livretos que servem de apoio para tomadas de decisões por parte do poder público, setor privado e sociedade civil.

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, tem sede em Nazaré Paulista (São Paulo), onde também fica o seu centro de educação, a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. 

Presente nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado, o Instituto realiza cerca de 30 projetos ao ano, aplicando o Modelo IPÊ de Conservação, que envolve pesquisa científica de espécies, educação ambiental, envolvimento e mobilização comunitária, conservação de habitats e da paisagem e apoio à construção de políticas públicas. Além de projetos locais, o Instituto também implementa trabalhos em diversas regiões, seguindo os temas Áreas Protegidas, Áreas Urbanas e Pesquisa & Desenvolvimento (Capital Natural e Biodiversidade). 

O IPÊ é responsável pelo plantio de mais de 3 milhões de árvores na Mata Atlântica, contribui diretamente para a conservação de seis espécies de fauna, realiza educação ambiental e capacitação para 15 mil pessoas por ano, em média. Os projetos beneficiam 200 famílias com ações sustentáveis e conhecimento sobre conservação ambiental.

Para o desenvolvimento dos projetos socioambientais, a organização conta com parceiros de todos os setores e trabalha como articulador em frentes que promovem o engajamento e o fortalecimento mútuo entre organizações socioambientais, iniciativa privada e instituições governamentais.

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. Está estruturado em programas que têm por base as seguintes linhas de ação: defesa dos direitos socioambientais; monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas; pesquisa, difusão e documentação de informações socioambientais; desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental; e fortalecimento institucional dos parceiros locais.

A Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, fundada em 15 de novembro de1992, por um grupo de pessoas que trabalhavam com o povo indígena Uru-eu-wau-wau e na defesa do meio ambiente, em Rondônia. Entre as principais atividades desenvolvidas, desde a sua criação, destacam-se as ações de vigilância e fiscalização da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau e do Parque Nacional de Pacaás Novos, a assessoria às organizações indígenas, laudo de impacto ambiental, diagnóstico etnoambiental participativo em terras indígenas, avaliação ecológica rápida, etnozoneamento, plano de gestão de terras indígenas, educação ambiental, desenvolvimento de projetos de carbono, elaboração de projetos e acompanhamento de políticas públicas.

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para reverter as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. 

O Woodwell Climate Research Center é uma organização de pesquisa independente onde os cientistas estudam os impactos da mudança climática em todos o mundo e trabalham com parceiros de governos nacionais a corporações para identificar e implementar oportunidades para reduzir os níveis de gases do efeito estufa na atmosfera. Os cientistas da instituição contribuíram para todos os relatórios de avaliação do IPCC e ajudaram a lançar a Voncerção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. uo entre organizações socioambientais, iniciativa privada e instituições governamentais.

O Programa WCS-Brasil é uma organização brasileira sem fins lucrativos fundada em 2003. Desde sua fundação, a organização se focou em esforços de conservação no Pantanal e nas regiões amazônicas. A estratégia da WCS-Brasil é identificar problemas críticos de conservação e desenvolver soluções científicas e voltadas para a comunidade, que beneficiem paisagens naturais, a fauna silvestre e as populações humanas.

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida, e para isso nosso propósito é mudar a atual trajetória de degradação socioambiental. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países.

A iniciativa Proteja é coordenada por um Conselho Deliberativo com sete representantes de organizações não governamentais parceiras. A coordenação executiva planeja e executa as decisões do conselho com suporte do Grupo de Apoio formado por todas as entidades parceiras.


A gestão do Portal Proteja conta com Conselho Curador formado por profissionais indicados pelas organizações parceiras e especialistas convidados que tem a responsabilidade de validar publicações submetidas ao portal, para garantir a qualidade da informação.

Estrutura da Governança

Governança Colaborativa – Proteja