é resultado de uma ação conjunta entre dezesseis organizações da Sociedade Civil.
O nosso propósito é ampliar a preservação de áreas protegidas por meio do conhecimento, promovendo a produção, divulgação e o acesso a informações qualificadas sobre unidades de conservação, territórios quilombolas e terras indígenas, de modo a colaborar com a defesa, conservação e desenvolvimento sustentável desses territórios.
A plataforma PROTEJA foi lançada em 2019, com o objetivo de criar uma biblioteca virtual para reunir o conhecimento sobre áreas protegidas. Desde então a iniciativa cresceu e temos incentivado a elaboração e difusão de conhecimento sobre áreas protegidas por meio de diversos produtos:
PROTEJA Educa
O programa Proteja Educa oferece formação para jovens que vivem em áreas protegidas, possibilitando a divulgação de saberes tradicionais e conhecimento científico relacionados às suas comunidades e territórios.
PROTEJA Talks
Os eventos promovem a troca de experiências de sucesso na preservação de áreas protegidas, reunindo povos indígenas, comunidades tradicionais, líderes, gestores e ativistas de forma presencial e online.
PROTEJA Podcast
O podcast Proteja Brasil revela descobertas da produção científica sobre áreas protegidas na Amazônia, promovendo um debate sobre as condições de preservação e o que é necessário para garantir a conservação dessas áreas.
Biblioteca PROTEJA
Inserida no Portal PROTEJA, a biblioteca PROTEJA reúne mais de mil conteúdos sobre áreas protegidas em diversos formatos, abrangendo a maioria dos biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal, além da Pan-Amazônia) e oferecendo materiais em português e espanhol.
Somos formados por organizações e instituições de diversos setores da sociedade
Povos indígenas e
comunidades tradicionais
Organizações da sociedade civil
Estudantes, professores
e pesquisadores
Cidadãos
Gestores públicos
Setor privado
Meios de comunicação
IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental
IMAZON – Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia
FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
IPÊ – Instituto de pesquisas ecológica
ISA – Instituto Socioambiental
TNC – The Nature Conservancy
WCS – Wildlife Conservation Society
IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental
É responsável por assegurar a qualidade dos conteúdos da biblioteca PROTEJA, fazendo a seleção de cada material que entra para o acervo, o conselho é formado por membros da iniciativa.
No diagrama abaixo você pode ver todos os grupos que compõem a gestão PROTEJA e como eles se relacionam.
Baixe o documento e entenda o que é cada grupo e sua função.