SEJA MEMBRO
A iniciativa

é resultado de uma ação conjunta entre dezesseis organizações da Sociedade Civil.

O nosso propósito é ampliar a preservação de áreas protegidas por meio do conhecimento, promovendo a produção, divulgação e o acesso a informações qualificadas sobre unidades de conservação, territórios quilombolas e terras indígenas, de modo a colaborar com a defesa, conservação e desenvolvimento sustentável desses territórios.

Produtos

A plataforma PROTEJA foi lançada em 2019, com o objetivo de criar uma biblioteca virtual para reunir o conhecimento sobre áreas protegidas. Desde então a iniciativa cresceu e temos incentivado a elaboração e difusão de conhecimento sobre áreas protegidas por meio de diversos produtos:

PROTEJA Educa

O programa Proteja Educa oferece formação para jovens que vivem em áreas protegidas, possibilitando a divulgação de saberes tradicionais e conhecimento científico relacionados às suas comunidades e territórios.

PROTEJA Talks

Os eventos promovem a troca de experiências de sucesso na preservação de áreas protegidas, reunindo povos indígenas, comunidades tradicionais, líderes, gestores e ativistas de forma presencial e online.

PROTEJA Podcast

O podcast Proteja Brasil revela descobertas da produção científica sobre áreas protegidas na Amazônia, promovendo um debate sobre as condições de preservação e o que é necessário para garantir a conservação dessas áreas.

Biblioteca PROTEJA

Inserida no Portal PROTEJA, a biblioteca PROTEJA reúne mais de mil conteúdos sobre áreas protegidas em diversos formatos, abrangendo a maioria dos biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal, além da Pan-Amazônia) e oferecendo materiais em português e espanhol.

A nossa governança é colaborativa

Somos formados por organizações e instituições de diversos setores da sociedade

Povos indígenas e
comunidades tradicionais

Organizações da sociedade civil

Estudantes, professores
e pesquisadores

Cidadãos

Gestores públicos

Setor privado

Meios de comunicação

Todas as ações da iniciativa PROTEJA são decididas em Assembleia Geral
Estas ações são coordenadas por um Conselho Deliberativo com sete representantes de organizações que fazem parte da Assembleia e são eleitos por ela. A coordenação executiva planeja e executa as decisões do conselho. Cada atividade recebe a colaboração de grupos de trabalho, conselhos e câmeras técnicas liderados pela coordenação executiva e pelo Conselho deliberativo.

IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental
IMAZON – Instituto Homem e Meio Ambiente da Amazônia
FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
IPÊ – Instituto de pesquisas ecológica
ISA – Instituto Socioambiental
TNC – The Nature Conservancy
WCS – Wildlife Conservation Society

IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental

É responsável por assegurar a qualidade dos conteúdos da biblioteca PROTEJA, fazendo a seleção de cada material que entra para o acervo, o conselho é formado por membros da iniciativa.

Estrutura de governança

No diagrama abaixo você pode ver todos os grupos que compõem a gestão PROTEJA e como eles se relacionam.

Baixe o documento e entenda o que é cada grupo e sua função.

Membros
Apoio