Todas as pessoas podem acessar, postar conteúdos e colaborar com o PROTEJA, mas para fazer parte da condução da iniciativa, tomando decisões e coordenando as ações, é preciso tornar-se uma organização parceira.
As instituições parceiras do PROTEJA são organizações legalmente constituídas, com Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPJ), e interessadas na proteção do meio ambiente e de áreas protegidas.
Além de integrar a Assembleia Geral e poder votar e se candidatar nas eleições do Conselho Deliberativo e da Coordenação Executiva, quem adere à iniciativa tem direito a envolver-se em grupos de trabalho, no conselho curador e na organização das ações do PROTEJA. Confira como funciona a gestão da iniciativa.
Para se tornar parceiro, uma organização que já integre a assembleia Geral da iniciativa deve enviar uma carta de recomendação ao e-mail proteja@proteja.org. Após a indicação, um membro da organização recomendada deverá assinar o termo de adesão do PROTEJA, onde são definidos os parâmetros de contribuição com a iniciativa.
Acesse o termo de adesão aqui.
Além de colaborar com a gestão do Portal PROTEJA e suas ações, organizações parceiras têm acesso a uma rede de atores engajados com a preservação de áreas protegidas e participação privilegiada em eventos da iniciativa.
Há muitas formas de ajudar no fortalecimento do PROTEJA. Além de enviar conteúdos, ampliando a biblioteca, você pode seguir as redes sociais da iniciativa, interagir com suas postagens, apresentar o PROTEJA para amigos e ainda se voluntariar entrando em contato com proteja@proteja.org